Saturday, 26 de September de 2020

VIVER


Turismo

Governo avalia novos roteiros turísticos no Norte e prepara campanha de divulgação da região

23 Jan 2020
Governo avalia novos roteiros turísticos no Norte e prepara campanha de divulgação da região

As belas praias e o pôr do Sol com tonalidades que variam do amarelo ao vermelho já são marcas registradas da região Norte do Tocantins. Mas não são os únicos atrativos da região. Em breve, cachoeiras, mirantes, trilhas e cavernas de rara beleza e praticamente desconhecidas serão apresentadas ao grande público, tocantinense e nacional, por meio de campanha institucional desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e da Secretaria da Comunicação (Secom).

 

O projeto conta com a direção da cineasta Eva Pereira, que está visitando os municípios da região em busca de locações. Na última semana, ela conheceu atrativos que ainda não estão abertos à visitação, como a cachoeira Santa Bárbara e o Vão do Zoado, onde há uma grande caverna, em Babaçulândia, além de trilhas e algumas das 48 cachoeiras catalogadas de Wanderlândia.

 

“Conheci alguns locais que já são frequentados por turistas, outros que ainda estão sendo mapeados e ainda aqueles que estão sendo invadidos de forma desordenada. Mas é importante perceber o interesse do Governo na região, em fazer o mapeamento para implantar uma política de desenvolvimento turístico sustentável o quanto antes”, revelou a cineasta, cuja produção conta com apoio do deputado estadual Elenil da Penha, por meio de emenda parlamentar.

 

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, ressalta que esta demanda integra a política de turismo implantada pelo governador Mauro Carlesse, que aponta o setor como um grande vetor de desenvolvimento econômico e gerador de emprego e renda para os tocantinenses. “Vamos apresentar e ao mesmo tempo desenvolver ações na região”, ressaltou, ao citar da realização do Workshop de Turismo em Babaçulândia, em abril, numa parceria com a Prefeitura Municipal, Sebrae Tocantins e Consórcio Estreio Energia (Ceste).

 

 

Demandas

Acompanhando Eva Pereira, equipe de comunicação da Adetuc esteve em Babaçulândia e Wanderlândia para levantamento de informações sobre os atrativos turísticos, bem como das demandas locais. Cursos de formação de guias e condutores e atendimento ao público, bem como orientações voltadas a preservação ambiental e segurança dos usuários dos atrativos foram algumas das demandas apontadas pelos gestores e empreendedores das duas cidades.

O prefeito de Babaçulândia, Aleno Dias, acredita que a diversidade de atrativos atrairá turistas com perfil diverso aos dos frequentadores da praia. “É mais que necessário um planejamento estratégico de curto prazo para recebermos este público”, afirmou.

Já o secretário de Governo, Cultura e Turismo de Wanderlândia, Júnior Luiz, ressaltou que primeiro foi preciso investir na infraestrutura da cidade, mas no momento atual a Prefeitura está se voltando ao turismo. “O município tem grande potencial”, concluiu.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira