Wednesday, 12 de August de 2020

VIVER


SESC

Grande presença de público marca inauguração de teatro mais moderno do TO

06 May 2009

Com o objetivo de ter um espaço qualificado para atender seus projetos de cultura, o Serviço Social do Comércio – Sesc Tocantins, por meio da Fecomércio,  inaugurou na última segunda-feira (4/05/2009) o Teatro Sesc Palmas.

A inauguração aconteceu em uma solenidade restrita à autoridades, representantes das áreas do comércio, indústria, turismo e classe artística.

O espetáculo “Improvável” marcou a inauguração com a descontração da Cia. Barbixas de Humor, composta por Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna.

Além dos Barbixas, duas atrizes convidadas participaram do espetáculo: Marianna Armellini e Cristiane Wersom.

A comunidade de Palmas teve a oportunidade de assistir ao espetáculo na terça-feira (5/05). O número de pessoas que compareceu ao teatro foi tanto, que em respeito às pessoas que estavam na fila, o Sesc contratou uma segunda apresentação dos Barbixas para possibilitar que um maior número de pessoas pudessem ver o espetáculo. Assim, 600 pessoas no total, se divertiram com o primeiro espetáculo do Teatro Sesc Palmas. O Sesc lamenta não poder atender mais pessoas.

Tanto sucesso do espetáculo “Improvável” deve-se à quantidade de acessos de trechos da peça dispostos no Youtube. Os vídeos já ultrapassam a marca de 4 milhões de acessos por mês.

Na opinião do Presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Hugo de Carvalho, o teatro sacramenta o esforço do Sesc em contribuir para o desenvolvimento cultural do Tocantins. “Com a inauguração do Teatro Sesc Palmas finalizamos mais uma etapa de investimento na cultura. Ainda há outros projetos a serem implementados no centro de atividades. Com a entrega desse teatro  abrimos um novo espaço democrático para a divulgação da arte e cultura brasileira e, principalmente, a tocantinense ”.

O Teatro Sesc Palmas foi aberto com um maquinário cênico completo e de última geração. O diretor regional do Sesc Tocantins, Marco Antonio Monteiro, explica que o teatro é importante para proporcionar apresentações artísticas de melhor qualidade, facilitando a produção de artes cênicas do estado.

“Acredito que esse novo espaço, além de agregar parte da classe artística tocantinense, será mais uma ferramenta para a formação de público e platéias”, explica.

Com a inauguração, o Tocantins ganha a descentralização de aparelhos culturais do Estado.

 

Edital

Para promover e valorizar as manifestações culturais promovidas pela comunidade artística, o Sesc lançou o edital de ocupação do teatro. O Edital deverá contemplar espetáculos nas áreas de artes cênicas, música, literatura, artes integradas e atividades de desenvolvimentos artísticos-culturais. O edital está disposto no endereço: http://www.sescto.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=125&Itemid=1

 

Banco de Textos

A inauguração do teatro vai impulsionar outro projeto do Sesc: a implementação de um banco de textos, aberto à artistas e comunidade. O acervo vai dispor textos teatrais de autores nacionais e internacionais (inéditos e consagrados), DVDs de espetáculos e documentários.

 

Programação

A agenda do teatro vai ser pautada por meio dos projetos Sonora Brasil, Palco Giratório e Sesc Amazônia das Artes, coordenado pelo Departamento Nacional do Sesc, que realiza circuitos de espetáculos teatrais, musicais e de dança anualmente pelo país. Além disso, também deve ser promovido o Sesc Temporadas, por meio do qual o Sesc Tocantins convidará companhias e grupos para se apresentarem no teatro. A coordenadora de Cultura do Sesc Tocantins, Ana Isabel Friedlander, adianta que, a princípio, o espaço será ocupado por espetáculos dos projetos Palco Giratório, Sonora Brasil e Sesc Amazônia das Artes, já definidos para o ano de 2009.

O Teatro Sesc atenderá as demandas cênicas por meio de edital de utilização, onde os interessados apresentarão propostas de espetáculos a serem encenados no local.

O promotor de artes cênicas do Sesc Tocantins, Luiz Melchíades, diz que o novo teatro será uma alternativa para compensar a carência de espaços adequados para apresentações teatrais, de dança e música, um dos maiores problemas enfrentados pela classe artística no Tocantins.

Segundo Melchíades, uma das vocações do teatro é absorver espetáculos e produções que valorizam a pesquisa de linguagem cênica.

 

Aldeia Capim Dourado

O Teatro Sesc também vai ser palco da 2ª edição da mostra de cultura Aldeia Capim Dourado, de 1º a 6 de junho. O evento terá pelo menos 3 esdpetaculos de abrangência nacional, além das produções artísticas do Tocantins em dança, teatro, música, artes plásticas, literatura, cinema e cultura popular.

 

O que o teatro tem de moderno?

- Equipamento de iluminação digital (mesa e rack suportando 205 pontos de luz com 1.024 possibilidades de combinação, 6 varas de iluminação horizontal e 4 verticais, canhão seguidor;

- Maquinário cênico (18 varas cênicas manual de cenário: 14m, capacidade máx. 500kg, regulador de boca de cena horizontal e vertical, projetor de 5 mil ansi lumens, tela 120 polegadas);

- Sistema de sonorização com revestimento acústico em madeira, rebatedores de som móveis, caixas de som compactas e bom desempenho de potência, além de ter 3 aparelhos de CD player (suficientes para atender espetáculos de complexidade em trilha sonora);

- Sistema de segurança (sinalização de saídas de emergências e equipamentos anti-chamas, urdimentos com  alta resistência ao calor, como cortina corta-fogo sanfonada – única na região norte).

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 746 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 33.766 casos no total, destes, 20.584 pacientes estão recuperados, 12.700 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 482 pacientes foram a óbito.

Entrega de Casas

Residencial Jardim Vitória I: entrega oficial das chaves aos novos moradores tem início nesta quinta-feira, 13

Para evitar aglomeração, equipe da Secretaria Municipal de Habitação fará entrega das chaves a cada família de porta em porta




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira