Bolsa Maximiniano da
04 Feb 2009
A edição 2009 do Edital da Bolsa de Publicações Dr. Maximiniano da Mata Teixeira foi lançado há poucos dias e as inscrições prosseguem até 27 de março.
O edital está disponível no sítio www.cultura.to.gov.br, e entre as principais novidades para esta edição, está a inclusão da categoria de não-ficção, onde se beneficia obras autobiográficas, filosóficas, de críticas literárias, de pesquisas e análises históricas, entre outras, sendo mantidas as categorias já existentes de fiçcão e poesia.
Outra novidade, bem recebida pela classe literária, é o aumento de obras a serem publicadas, sendo que em 2008 foram contempladas duas obras e para este ano, o edital prevê a publicação de quatro obras, sendo uma obra de ficção, uma de poesia e duas de não-ficção.
De acordo com o edital, pode participar do certame escritores e aspirantes a escritores que sejam residentes no Estado a pelo menos dois anos. As inscrições estarão abertas até o dia 27 de março e podem ser feitas na Fundação Cultural do Estado, ou enviadas pelos Correios ao endereço: Quadra 103 Norte, Av. LO 2, Conj. 01, nº 57/59, CEP: 77001-022, Palmas-TO, aos cuidados da Gerência de Literatura. Sendo que a data que constar no carimbo de postagem servirá como comprovante de inscrição no prazo determinado.
Bolsa Maximiniano
Criada na Assembléia Legislativa por iniciativa da então Deputada Dolores Nunes, a Bolsa homenageia o Jurista Maximiano da Mata Teixeira, nascido em Natividade, em 15 de agosto de 1910. Advogado, magistrado, jornalista, escritor e professor universitário, foi também um lutador pela criação do Estado do Tocantins.