Monday, 06 de July de 2020

VIVER


Telinha de Cinema

Marcelo Tas confere revolução digital de alunos da rede pública

19 May 2009

Para quem conheceu Palmas há 15 anos, poder voltar à capital do Tocantins e ver que as estreitas ruas de terras recém abertas entre um imenso canteiro de obras deram lugar a amplas avenidas pavimentadas, áreas verdes floridas dividindo espaço com prédios e construções volumosas, já causaria surpresa. Para o jornalista e apresentador Marcelo Tas, a esta sensação foi acrescentada por duas outras ocasiões especiais. A primeira foi a de ser recebido como um ídolo de rock no 5º. Salão do Livro, por uma platéia mais de mil pessoas. A segunda e mais inusitada, foi ver de perto como jovens estudantes da rede pública do Tocantins estão transformando o ambiente escolar a partir das novas tecnologias de informação.

Durante quase duas horas, Tas mergulhou no universo da cultura digital e da mobilidade desenvolvida por jovens moradores do maior e mais populoso bairro da capital tocantinense, o Jardim Aureny, onde está sediado o primeiro núcleo de incentivo a formação e produção de audiovisual especializado em vídeos de bolso do Brasil, o Telinha de Cinema. A iniciativa, desenvolvida pela ONG Casa da Árvore e pelo Instituto Vivo, há três anos vem transformando esses alunos nos principais agentes de modernização do ambiente escolar, através do desenvolvimento de habilidades tecnológicas, artísticas e intelectuais, proporcionado pela produção vídeos com uso de telefones celulares.

Marcelo Tas assistiu e debateu sobre os vídeos produzidos no projeto, falou um pouco da sua experiência com as novas tecnologias digitais e suas aplicações sociais. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para conhecer melhor o trabalho, a vida e as idéias deste mineiro erradicado em São Paulo. Apesar da tietagem, desencadeada principalmente pelo mais novo trabalho de Tas na TV, o programa humorístico CQC, os meninos e meninas do Telinha arrancaram do jornalista informações, conselhos, elogios e confidências. “Quando comecei a mexer com vídeo, produzia algo muito parecido com que estou vendo aqui”, revelou.

Certo de que o futuro da educação passa pelo uso das novas tecnologias, o jornalista criticou as tentativas de inibir o uso dos telefones celulares na sala de aula e de controlar o acesso público a internet, desencadeada por políticos no Congresso Nacional. Em meio à parafernália digital manipulada pelos jovens do Telinha, Tas reforçou a necessidade dos educadores e gestores de educação acompanhar a velocidade das transformações tecnológicas já vivenciadas com muita naturalidade pelas crianças e adolescentes.

Antes de se despedir Marcelo Tas pode conferir o material didático produzido pela coordenadora do projeto, Leila Dias, e pela educadora Pricilla Lima. O manual de vídeo de bolso é o primeiro desenvolvido no Brasil e reuni teoria e sugestões de atividades, além de indicações de livros, filmes, sites e outras fontes de pesquisa sobre a sétima arte, cultura digital e educação. “Estamos concluindo este trabalho e logo poderemos disponibilizar através da internet, onde poderá receber colaborações e servir de base para professores e alunos se familiarizarem com esse novo mundo”, conclui Leila Dias. Todo trabalho desenvolvido no projeto Telinha de Cinema pode ser conferido no blog www.telinhadecinema.blogspot.com.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 168 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12. 640 casos no total, destes, 7.850 pacientes estão recuperados, 4.566 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 224 pacientes foram a óbito.

Saúde

Saiba como estão os planos de retomada econômica em cada estado

No Tocantins a suspensão das aulas e o regime especial de trabalho dos servidores foram prorrogados até o dia 31 de julho. Os trabalhadores do governo local estão operando na modalidade remota e cumprindo jornada de seis horas.



Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira