O GIRASSOL

Palmas/TO,

Viver
Do Ritual

09/10/2021

Mostra de Dança online traz para cena danças populares e tradicionais do Tocantins

De acordo com a diretora artística da Mostra, Liu Moreira, além das apresentações, o projeto conta com entrevistas com os integrantes dessas comunidades.

Emerson Silva/ Divulgação

O lindô, os congados, as danças tradicionais indígenas, a dança do maculelê, do lenço e do tambor, compõem parte das manifestações culturais no Tocantins e poderão ser conferidas em uma programação especial que acontece online a partir da próxima segunda-feira, 11, até sábado, 16. O projeto Do Ritual - Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantins acontecerá no canal do Youtube Ninho Cultural, às 19 horas. A exibição é gratuita e a classificação é livre.


A programação ofertará todos os dias apresentações com grupos tradicionais de diversas regiões do Tocantins. Na mostra será possível conhecer um pouco mais sobre as expressões culturais das comunidades indígenas, quilombolas e do interior do Estado. Integram a programação a Dança do Lindô (Comunidade Cocalinho), Os Cantos do Maracá (Comunidade Indígena – Xerente), Dança do Lenço (Barra da Aroeira), Dança do Tambor (Monte do Carmo), Dança do Maculelê (Barra da Aroeira) e Dança do Congo e Taieiras (Monte do Carmo).


De acordo com a diretora artística da Mostra, Liu Moreira, além das apresentações, o projeto conta com entrevistas com os integrantes dessas comunidades. Para a elaboração dos documentários que compõe a mostra “Foi realizado o registro audiovisual e fotográfico com a ida da equipe de produção técnica e artística na cidade dos grupos, onde foi realizada a gravação de uma apresentação de cada grupo e entrevistas”, explica.


As entrevistas tiveram como temática a história do grupo, curiosidades sobre o vestuário e acessórios típicos da dança, um pouco sobre as músicas e os instrumentos musicais que compõe a apresentação. “O projeto é de extrema relevância para cultura popular, pois procura salvaguardar, registrar e divulgar os saberes e fazeres tradicionais, valorizando e dando visibilidade aos grupos de dança que representam a cultura tradicional do Tocantins”, complementa Liu Moreira. 


Como fruto do projeto foram concebidos seis vídeos documentários. Todas as exibições dos vídeos contam com intérprete de Libras. Após a semana de estreia, os vídeos ficarão disponíveis para livre acesso do público, de forma gratuita, no canal do Youtube do ninho cultural e na landpage https://ninhocultural.com.br/mostradoritual, até o dia 20 de outubro. Neste canal terão acesso as apresentações, entrevistas e portfólio de todos os grupos de dança selecionados.


Projeto

O projeto “Do Ritual: Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantins” é uma realização da Associação de Artes Ninho Cultural e do coletivo de criação cênica Agulha Cenas. O patrocínio é do Prêmio Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura”.


Ficha Técnica

Realização: Ninho Cultural e Agulha Cenas

Produção Executiva: Renata Souza

Direção Artística: Liu Moreira

Repórter/Fotógrafo: Emerson Silva

Design Gráfica: Flaviana OX

Diretor Técnico: Diego Brito

Captação e edição de vídeo: Jardel Florêncio (LookUp Films)

Intérpretes de libras: Camila Pinheiro e Daiz Campelo


Programação

Mostra online – Canal do YouTube Ninho Cultural

11/10 – Dança do Lindô (Cocalinho)

12/10 - Cantos do Maracá (Indígena – Xerente)

13/10 - Dança do Lenço (Barra da Aroeira)

14/10 - Dança do Tambor (Monte do Carmo)

15/10 - Dança do Maculelê (Barra da Aroeira)

16/10 - Dança do Congo e Taieiras (Monte do Carmo)

Assuntos Relacionados
#Mostra de Dança#on line#tocantins
Confira Também
Campo

Embrapa capacita técnicos do Tocantins em bovinocultura leiteira

Destaque

Eliésio Miranda (Intensicare) é bicampeão no 4º Desafio dos Fortes

Proteção

Tocantins deve vacinar 24 mil gestantes contra coqueluche

Fique Atento

Inscrições para Festival de Causos e Poesia Declamada encerra dia 19

Palmas

Servidores da Guarda Metropolitana participam do 4º Desafio dos Fortes