Monday, 21 de October de 2019

VIVER


Exposição

Mulheres de Taquaruçu traduzidas em obras de arte

03 Dec 2008

O esforço de dezenas de mulheres em utilizar a arte como ferramenta de inclusão social e promoção à cidadania, despertou a atenção do artista René Brunes que, desde o início do ano, vem acompanhando o dia-a-dia do Projeto Mulheres Mil no distrito de Taquaruçu, em Palmas. O Projeto é uma iniciativa do Sistema de Faculdades e Instituições Canadenses, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e visa à inclusão social de mulheres vulneráveis em 13 estados das regiões Norte e Nordeste através da qualificação profissional.

Artesanato, corte e costura, informática e atividades educativas, contemplam o projeto que inspirou as pinceladas e as fotografias expostas pelo artista e traduziu o trabalho e as emoções de mulheres como a artesã Maria da Paz. “Fiquei muito feliz de ser fotografada e de me ver pintada, em uma exposição. Isso me motiva ainda mais a acreditar no projeto Mulheres Mil e também nas coisas boas da vida”, disse. A exposição é itinerante e percorrerá universidades e instituições de ensino da Capital.

Para Brunes, a tradução do trabalho das mulheres de Taquaruçu em peças de arte e fotografias é um incentivo para a qualificação profissional e o reconhecimento do esforço das alunas. “Uma oportunidade das mulheres mudarem suas vidas pelos caminhos dos estudos da qualificação e da promoção humana e social”, comenta.


A exposição

Na ultima segunda feira, 01, representantes do Ministério da Educação, autoridades governamentais e uma comissão de Dirigentes dos Colleges Canadenses fizeram a abertura da exposição que contou com a presença maciça de artesãs e alunas do Projeto. A abertura contou com a apresentação musical de Genésio Tocantins e do anfitrião René Brunes.


Serviço

A exposição itinerante percorrerá a Capital de 01 a 18 de dezembro, nos seguintes locais:


ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS

Mostra: de 01 a 05 de dezembro - Horário: das 8h às 21h


UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mostra: de 08 a 10 de dezembro - Horário: das 8h às 21h


CASA DO ARTESÃO – TAQUARUÇU

Mostra: de 11 a 13 de dezembro - Horário: das 8h às 21h


CEULP/ULBRA

Mostra: de 15 a 18 de dezembro  - Horário: das 8h às 21h

COMPARTILHE:


Confira também:


Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira