Monday, 18 de November de 2019

VIVER


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

15 Oct 2019    17:18    alterado em 15/10 às 17:18
Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

 O 1º Festival Gastronômico de Miracema, o Gastromira, sucesso de público e crítica, mostrou que tem potencial para ser mais um evento tradicional do município, uma festa democrática, acessível e capaz de atender a vários públicos.

Segundo dados da Polícia Militar, emitidos nessa segunda-feira, 14, o público estimado foi de 10 mil pessoas durante os 3 dias de festival e, felizmente, nenhuma ocorrência foi registrada. O número é o dobro do que a gestão esperava. 

A iniciativa da Prefeitura contou com a parceria do Sebrae e priorizou os fornecedores da cidade, para que, em todas as etapas do processo, fosse possível movimentar a economia local. Como por exemplo no aluguel de mesas, cadeiras, na compra dos insumos da cozinha show, dos estandes, carro de som, enfim todos ao materiais e serviços que a cidade conseguisse oferecer, exceto na estruturação de palco, estandes e identidade visual, licitados pelo Sebrae, respeitando o convênio firmado entre as partes. Importante ressaltar que os participantes aprovados na degustação tiveram que pagar apenas a taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00, mais um incentivo dado pela Prefeitura.

Segundo Robson Correa, que ficou em terceiro lugar na categoria lanche salgado com o delicioso Pastel Caipira do Cerrado, recheado com galinha caipira e creme de pequi, os participantes estão satisfeitos com a organização e com as vendas obtidas no 1º festival. “Já participei de outros festivais e confesso estar positivamente surpreso com o de Miracema, superou as minhas expectativas. Vendi 950 pastéis, fora a bebida. Com certeza valeu o investimento e, no ano que vem, vou me inscrever novamente”, afirmou.

“Estamos felizes com o resultado da 1ª edição do Festival, o evento superou as nossas expectativas e cumpriu com o objetivo da gestão que é fomentar a economia da cidade, dando oportunidades às pessoas dispostas a trabalhar para o aumento da sua renda. Estou confiante de que estamos no caminho certo para transformar Miracema em um polo da indústria do Turismo,”, frisou o prefeito Saulo Milhomem, que ainda agradeceu aos vereadores, Branquinho do Araras, Cirilo Douglas, Pedro da Farmácia, Adilson do Correntinho e ao Irmão Didan por todo o apoio dado a gestão.

Transporte

A Prefeitura credenciou 50 moto-taxistas e 24 taxistas e segundo Josivaldo Alves de Sousa, integrante de Associações de Moto-taxistas de Miracema, suas corridas aumentaram em 80% durante os três dias de festival, quase se igualando ao número registrado em um mês de trabalho. “Estamos muito satisfeitos com o Gastromira, foi excelente poder contar com mais um evento que nos dá a oportunidade de aumentar a nossa renda, a Associação está satisfeita com esta ação da prefeitura e que venham as outras edições”, ressaltou.

Rede Hoteleira

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%, o que evidencia o quanto o evento movimentou os negócios da cidade.

Pesquisa de Satisfação

Em pesquisa de satisfação criada pelo Governo do Estado e aplicada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miracema (Aciam), durante três dias de evento, entrevistou 100 pessoas, e foi possível verificar os pontos fortes e o que é preciso melhorar, mas que de maneira geral traduz o sucesso do 1º Gastromira.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Receita paga hoje as restituições do 6º lote do Imposto de Renda

O lote contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2018

Economia

Com Selic em queda, poupança pode passar a render menos que a inflação

Outro fator é a redução de recursos para o financiamento habitacional. Atualmente, 65% dos recursos de poupança são destinados aos financiamentos habitacionais.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira