O GIRASSOL

Palmas/TO,

Viver
HGP

07/02/2020

Sr Gentileza ministra palestra no HGP e Dona Regina sobre Gentileza no Trabalho

Duas vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Sr. Gentileza está ministrando palestras em hospitais de Palmas

Ellayne Czuryto

Com o tema Gentileza noTrabalho, os servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP) e do Hospital eMaternidade Dona Regina (HMDR), puderam participar nesta semana de palestra como Sr Gentileza, escritor e fundador do projeto social Pontinho de Luz, indicadoduas vezes ao Prêmio Nobel da Paz em 2018 e 2019. Luiz Gabriel Tiago está noTocantins trazendo palestras para profissionais da Saúde sobre gentileza notrabalho, cultura da paz e ações sociais de combate à fome.

 

Durante suas palestras,Luiz Gabriel Tiago conta sua história de vida desde o seu primeiro emprego atéa fundação do projeto Pontinho de Luz, sua empresa social queestá transformando vidas no Brasil e em países da América do Sul e da Europa, eclaro, a importância da gentileza nesse processo. “É preciso despertar agentileza nas pessoas e, para isso, é preciso reaprender a olhar o outro. Sófaz sentido se você sente, se mexe contigo, se dói. Acessando o que o outro temde melhor e de pior, ressignificamos a nossa existência.”

Ele explica ainda que antes do Projeto Pontinho de Luz, elefazia pesquisas que resultaram no conteúdo do programa “Treinamento Gentileza”e ministrava palestras, mas sentiu a necessidade de fazer algomais prático para interferir na realidade. As pesquisas resultaram no livro“Gentileza no Trabalho”, publicado em 2009.

Segundo o diretoradministrativo do HGP, João Carlos Medeiros, a palestra do Sr Gentileza, LuizGabriel, contou com o apoio do neurocirurgião do HGP, Marcio Figueiredo, queviu a necessidade de tratar o tema “Gentileza no trabalho e nas relações”,também na unidade. “É importante abordarmos esse assunto quando se trata de umHospital com mais de 2500 servidores e colaboradores, pois fortalece orelacionamento entre os profissionais e contribui com a melhoria dos processosde trabalho.”

 

A responsável pelo setorde Humanização do HGP, Goiamara Borges, participou da palestra e falou daimportância desse momento de reflexão. “No nosso trabalho nós temos queprocurar ter relações mais harmoniosas e menos conflituosas, como ele mesmofalou gentileza gera gentileza. Tivemos também a oportunidade de conhecer otrabalho dele no projeto, que é muito importante. Fiquei muito feliz de poderassistir palestras como essa no ambiente de trabalho.”

 

Em sua conta nas redessociais, Sr. Gentileza afirmou logo após sua palestra no Dona Regina que oPrograma “aperfeiçoa as relações humanas, proporciona leveza no dia a dia eamplia a visão sobre o outro, além de estabelecer uma Cultura de Paz nacomunidade onde está inserida”.

 

Pontinho de Luz

O Pontinho de Luz foifundado em julho de 2015 para promover ações de gentileza em busca de minimizaros impactos da desigualdade social. O primeiro grupo de assistência aosnecessitados surgiu na cidade de Niterói/RJ e alcançou maiores proporções com opassar do tempo, conforme a participação crescente dos voluntários. Desdesua criação, o Pontinho de Luz entregou mais de 500 toneladas em alimento, águapotável, roupas, fralda infantil e geriátrica, brinquedos, remédio e, claro,generosidade, em regiões de alta vulnerabilidade social. A rede desolidariedade, capitaneada por Luiz Gabriel, já conta com mais de 35 milpessoas espalhados pelo Brasil, Paraguai, Uruguai, Espanha, Irlanda eArgentina.
Assuntos Relacionados
#hgp
Confira Também
Vistoria

MPE, MPF e DPE realizam vistoria no setor de internação da neurocirurgia do HGPP

Saúde

Governo do Estado tem 24 horas para providenciar leitos de UTI a 15 pacientes do HGP

HGP

Conselho Federal de Medicina visita Hospital Geral de Palmas e confirma melhorias no atendimento

SAÚDE

A Hemorrede do Tocantins comunica o horário de funcionamento das unidades de coleta em Palmas

JUSTIÇA

Decisão determina inspeção judicial no Hospital Geral de Palmas