Monday, 21 de October de 2019

VIVER


Enriquecimento cultu

Viagem cultural garante troca de conhecimento

17 Dec 2008

Trinta artistas plásticos tocantinenses tiveram a oportunidade de embarcar, no início deste mês, em uma viagem que trouxe enriquecimento cultural para todos os participantes, à cidade de São Paulo. A viagem, que teve por objetivo o intercâmbio entre os artistas plásticos e visuais do Tocantins – reuniram-se artistas de Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Gurupi – e a inserção do Estado no cenário cultural nacional, foi promovida pela Fundação Cultural do Tocantins. No roteiro, visitas à Bienal, Museu de Arte Moderna, OCA, Pinacoteca, Mostra Paralela 08, Mercado Municipal e Sala São Paulo.

A passagem da delegação tocantinense pela capital paulista aconteceu entre os dias 02 e 05 de dezembro. Os artistas visitaram a Bienal para conhecimento e reflexão sobre o momento atual da arte contemporânea e suas influências. Na OCA, tiveram a oportunidade de conferir a exposição individual do conceituado Frans Krajcberg, que homenageia os 60 Anos do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Os tocantinenses ainda conheceram parte da coleção do MAM a partir de núcleos distintos, como o núcleo Moderno, que apresenta nomes como Volpi, Flávio de Carvalho, Tarsila do Amaral, Brecheret, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Pancetti, Iberê Camargo, Portinari e Maria Leontina.

Outra importante visita realizada pelos artistas foi à Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde puderam conferir de perto os 150 trabalhos da artista Maria Bonomi, numa mostra que faz um panorama de todas as suas obras desde 1950 até as atuais. No mesmo local, os tocantinenses tiveram a oportunidade de visitar exposições de nomes como Eliseu Visconti, Leopoldo Raimo, Cristina Iglesias, Voltaire Fraga, Julio Landman, envolvendo fotografia, designer gráfico, maquetes, gravuras, serigrafias em cobre, entre outras.

Os artistas ainda visitaram a mostra paralela "De perto e de longe", organizada no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. A mostra é composta por 61 artistas de 11 galerias de artes paulistanas. No roteiro, os artistas tiveram a oportunidade de conhecer a Sala São Paulo, assistindo ao ensaio geral de um concerto barroco de Natal com a orquestra sinfônica, e o Mercado Municipal da cidade de São Paulo, famoso por sua arquitetura e variedade de artigos.

Mas os benefícios da viagem para a classe artística não pararam por aí. Durante a viagem, os trinta artistas plásticos tiveram a oportunidade para articular a criação da Associação dos Artistas Plásticos e Visuais do Estado (AVISTO). E, no retorno da viagem, já em terras tocantinenses, a classe realizou sua primeira reunião, no último dia 12, para formular o estatuto da Associação e definir medidas necessárias para sua regulamentação.

O presidente da AVISTO, o artista plástico Costa Andrade, fala de sua satisfação tanto a título de conhecimento e enriquecimento cultural, quanto pela oportunidade de reunir a classe para a discussão da necessidade de se criar a associação. “Foi uma oportunidade muito positiva e uma experiência muito enriquecedora para todos nós”, declara Costa Andrade.

O designer e artista plástico Marco Túlio se mostra otimista com a criação da associação: “nosso objetivo é que a Associação, enquanto instituição, possa criar oportunidades para toda a classe, e se estenda também a outros municípios do Estado”, conclui.

COMPARTILHE:


Confira também:


Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira