Sunday, 26 de January de 2020

ESTADO


Boas novas

Cerca de 5 mil pessoas foram atendidas nos cursos profissionalizantes promovidos pela Setas em 2019

01 Dec 2019
Carlessandro Souza/Governo do Tocantins Cerca de 5 mil pessoas foram atendidas nos cursos profissionalizantes promovidos pela Setas em 2019

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), encerra nesta sexta-feira, 29, a oferta de cursos de capacitação profissional para o ano de 2019, com um saldo bastante positivo. Os cursos e as palestras realizados pela Gerência de Capacitação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Tocantins atenderam 1.512 pessoas em 2019; já os cursos realizados pela Gerência de Inclusão Produtiva atenderam 3.475 pessoas. Juntas, as capacitações profissionais beneficiaram 4.987 pessoas somente neste ano.

O secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Messias Araújo, comemorou os dados e enfatizou que a iniciativa cumpre a orientação do governador Mauro Carlesse em atender toda a sociedade com capacitações profissionais. “Esses cursos melhoram os índices de desenvolvimento do trabalhador e, com isso, o empregador tem gente preparada para o serviço e o trabalhador tem melhor qualidade de vida”, declarou.

A empreendedora Marta Ribeiro, do ramo de alimentos, participou de diversas capacitações e disse que ficou satisfeita inclusive com o atendimento no pós-curso. “Entrei com um empreendimento na área da alimentação e agora já tenho dois outros projetos encaminhados. Temos acesso aos professores no pós-curso, que nos auxiliam bastante. Você não faz o curso e fica jogado no mundo, existe todo um acompanhamento”, ressaltou.

Quem também revelou que tem motivos para comemorar é a empreendedora Geltrudes Alcântara, de 65 anos, que está no ramo de cosméticos há quase cinco décadas e resolveu participar dos cursos para melhorar o atendimento no seu negócio. Ela parabenizou o Governo do Estado pela oferta gratuita de cursos e disse que o maior ganho não é o financeiro e sim no campo emocional. “A partir da hora que você faz um curso, a sua autoestima aumenta, e se a sua autoestima está alta, tudo melhora”, enfatizou.

Primeiro emprego

Muitas pessoas que participam dos cursos de capacitação profissional estão em busca do primeiro emprego. De acordo com o palestrante e orientador profissional, A'Eronssaytt de Oliveira, quem busca se qualificar está no caminho certo. “O empresário, além de valorizar pessoas que estão estudando e buscando se desenvolver, busca pessoas que verdadeiramente aplicam aquilo que aprenderam nas equipes, nos grupos e nas organizações”, alerta.

E é isso o que pretende a estudante, Dhiovana Medeiros, de 20 anos, que está em busca do seu primeiro emprego formal. “Pretendo me qualificar, fazer o meu currículo e conquistar uma boa vaga no mercado, de forma mais rápida. Acredito que se você tem cursos, você tem mais oportunidades”, destacou.

O estudante Guilherme Araújo, de 17 anos, que está fazendo o seu primeiro curso de capacitação profissional e também está em busca do seu primeiro emprego, pensa da mesma forma. “Vim para ter uma experiência maior, um conhecimento maior sobre marketing pessoal, que é uma área muito importante para quem está procurando emprego”, afirmou.

Inclusão Produtiva

O Governo do Tocantins também está atento àquelas pessoas que fazem parte das famílias atendidas por programas sociais, e que têm interesse em ter o seu próprio negócio. Por isso, foram ofertados diversos cursos na área da beleza, da alimentação, vestuário e artesanato, estimulando o surgimento de novos empreendimentos da economia solidária.

A aluna do curso de Maquiagem e design de Sobrancelhas, realizado em Porto Nacional, Luana Araújo, considera importante aproveitar a oportunidade para se qualificar e mudar de vida. “Temos que aproveitar toda forma de nos qualificarmos já que hoje em dia está difícil para a gente se encaixar na sociedade. A gente vive procurando o que fazer da nossa vida, então toda oportunidade que aparecer temos que aproveitar. Se soubermos levar o conhecimento desse curso adiante, com certeza dá para mudar de vida”, afirma.

Durante todo o ano, foram ofertados 18 cursos diferentes pela Gerência de Capacitação do Sine Tocantins nas cidades de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Palmas. Já os diversos cursos realizados pela Gerência de Inclusão Produtiva atingiram o público de 53 municípios do Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira