O GIRASSOL

Palmas/TO,

Estado
Meio ambiente

17/12/2022

Governo do Tocantins participa da capacitação no plano de recuperação de áreas degradadas realizada pelo Comitê das Bacias dos rios Lontra e Corda

A capacitação oferece atividade em campo, com a visita técnica; dinâmicas de grupo e oficina de construção de projetos de recuperação de áreas degradadas

O Governo do Tocantins, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), acompanha a capacitação ‘Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad)’ realizada pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda (CBHRLC), para membros e colaboradores do colegiado. Nesta terça-feira, 13, acontece o segundo dia do encontro, com apresentação de palestras de especialistas, na Câmara Municipal de Ananás.

 

No primeiro dia da capacitação, a atividade prática reuniu os participantes na visita técnica ao Ribeirão dos Porcos, que teve o objetivo de promover a avaliação de impactos ambientais, para o planejamento da restauração florestal.

 

O presidente do CBH dos rios Lontra e Corda, Mário Roberto Barros Rocha, disse que, “a capacitação tem o objetivo de promover o empoderamento do Comitê, na atuação dos projetos de recuperação de áreas degradadas e na gestão dos recursos hídricos da bacia. Essa capacitação traz o conhecimento especializado, que pode alavancar os resultados no nosso Comitê”, destacou o presidente.

 

A gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Gorete Cordeiro, relatou que “além da atividade em campo e das dinâmicas de grupo, um momento importante foi a oficina de construção de propostas de recuperação de áreas degradadas. As capacitações dos Comitês tem oferecido uma programação muito rica e essa do CBH dos rios Lontra e Corda trouxe uma importante discussão com alto nível de conhecimentos dos professores e técnicos participantes, em relação ao tema abordado”, afirmou a gerente.

 

O engenheiro Florestal da Semarh, João Noleto, tem oferecido orientações técnicas de manejo de sementes e produção de mudas de espécies do cerrado, nos viveiros Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (CRADs) instalados no Estado e afirmou que “o atual ciclo de produção do CRAD de Araguatins será destinado a atender a demanda de mudas que serão utilizadas na execução do plano de recuperação de áreas degradadas desta bacia. O saldo restante será distribuído nas demais atividades do Comitê”, comentou o engenheiro.

 

Com essa capacitação se encerra a agenda de treinamentos dos comitês de bacias hidrográficas do Tocantins em 2022.

 

CBHRLC

 

Fazem parte do Comitê das Bacias dos Rios Lontra e Corda, os municípios de Ananás, Angico, Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá.  

 

Os Comitês de Bacia Hidrográfica constituem o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público. O CBH é o fórum em que um grupo de pessoas, com diferentes visões e atuações, se reúne para discutir sobre um interesse comum – o uso d’água na bacia.


Assuntos Relacionados
#meio ambiente#bacia#rio lontra
Confira Também
Opinião

Quem deve não pode temer compromissos com o Planeta

MEIO AMBIENTE

Governo do Tocantins se prepara para a segunda etapa do projeto Olhos D'Água

MEIO AMBIENTE

Consultas Públicas são realizadas para a elaboração do Plano de Saneamento Básico em quatro municípios

Meio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente participa de reunião em Brasília para discutir temas a serem tratados na COP 25

Meio Ambiente

Governo do Tocantins participa do maior evento de Mudanças Climáticas do mundo