Tuesday, 01 de December de 2020

GERAL


Brasil

Eficiência alimentar aliada à ultrassonografia das carcaças são as novidades da 11ª Prova de Desempenho de Touros da Casa Branca

13 Sep 2020

A Casa Branca Agropastoril concluiu em meados de setembro a 11ª Prova de Desempenho de Touros Jovens das raças Angus, Brahman e Simental, iniciada em julho. Participaram 87 machos. Os melhores machos da prova serão colocados à disposição do mercado, contribuindo para disseminar a genética de resultados e impulsionar a produtividade da pecuária brasileira.

 

“Esta prova teve várias novidades. Analisamos as características de eficiência alimentar e fizemos a avaliação de ultrassonografia de todos os machos. O objetivo é selecionar animais de alto ganho de peso, menor consumo de alimentos e bom acabamento de carcaça. Assim, eles respondem às necessidades dos criadores e à crescente demanda por carne de qualidade superior”, explica o criador Paulo de Castro Marques.

 

Realizada pela Casa Branca desde 2012, a prova tem a coordenação da profa. Sarah Meirelles, da Universidade Federal da Lavras (UFLA), e a ultrassonografia das carcaças é realizada pelo prof. Jaime Urdapilletta Tarouco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  

 

A profª. Sarah Meirelles destaca que um ponto importante no trabalho da Casa Branca é aliar a eficiência alimentar ponderada pela avaliação de carcaça ao ganho de peso residual para compor o índice Casa Branca. “Dessa forma, selecionamos animais que apresentam consumo proporcionalmente menor, com deposição adequada de gordura na carcaça sem afetar o ganho de peso, o que pode levar à redução nos custos de produção e ao incremento do lucro da pecuária”.

 

“A ultrassonografia das carcaças é um importante instrumento para selecionar os reprodutores para qualidade de carcaça (espessura de gordura e gordura intramuscular), sem comprometer a velocidade de ganho de peso. Importante ressaltar que essa é uma característica de média/alta herdabilidade, que proporciona grande impacto na seleção e contribui decisivamente para a produção de carne de qualidade, cada vez mais desejada pelos frigoríficos e pelos consumidores”, ressalta o prof. Jaime Tarouco.

 

“A rígida seleção é uma marca do programa de melhoramento genético da Casa Branca. Confiamos na importância da prova de desempenho e incluímos novas avaliações para, cada vez mais, identificar os melhores reprodutores, que serão colocados à disposição dos criadores de Angus, Brahman e Simental”, complementa Fabiana Marques, diretora da Casa Branca.

 

Mais informações sobre o programa de melhoramento genético da Casa Branca: www.casabrancaagropastoril.com.br e telefones (35) 3452-0828 e (11) 2362-5350.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira