O GIRASSOL

Palmas/TO,

Saúde
Sua saúde

04/12/2020

Secretaria da Saúde alerta para os cuidados e a importância da vacinação contra a febre amarela

Levantamentos da Gerência de Vigilância das Arboviroses informa que ocorreram onze casos notificados para a doença no Estado neste ano

Nielcem Fernandes\Governo do Tocantins

Christiane Bueno - Gerente de Vigilancia das Arboviroses

A Secretaria de Estadoda Saúde (SES), por meio da Gerência de Vigilância das Arboviroses, alerta asociedade para os cuidados pertinentes em relação à febre amarela. Ao ensejo,faz menção a quem ainda não se vacinou contra a doença, que busque a imunização.A vacina contra a febre amarela está no Calendário Nacional de Vacinação. Todasas unidades básicas de saúde do Estado estão abastecidas e preparadas pararealizar a imunização da população.

 

Segundo os dadoslevantados pela Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses, entrejaneiro e outubro de 2020, todas as regiões do Tocantins estão com a coberturavacinal da Febre Amarela – em crianças menores de um ano – abaixo de 95%, metapreconizada pelo Ministério da Saúde (MS). O público-alvo para a vacinaçãoinclui, desde crianças a partir de nove meses de vida, até pessoas com 59 anosde idade.

 

O Ministério da Saúdeindica que o vírus da febre amarela se mantém em um ciclo silvestre detransmissão, que acontece através de mosquitos transmissores, principalmente,através dos macacos. A Pasta sugere que seja realizado, periodicamente, ummonitoramento para antecipar a ocorrência da doença e, dessa forma, intervirpara evitar casos em humanos por meio de vacinação. Entretanto, mesmo quemacacos não transmitam a febre amarela para humanos – que só são infectadasquando picados por mosquitos capazes de transmitir o vírus – especialistasmonitoram o comportamento do contágio entre esses animais, porque os consideramcomo um sinal para a presença do vírus em determinadas regiões.

 

Para Christiane Bueno,Gerente de Vigilância das Arboviroses, “é importante que a sociedade estejasempre atenta com relação à imunização contra a febre amarela. É aconselhávelque a população acompanhe o cartão de vacina, para que haja pelo menos uma doseda vacina tomada e, caso não tenha registros, que procure uma unidade de saúdeo mais rápido possível para regularizar a situação. Frisa-se que estamos emmeio ao período sazonal da doença e o Tocantins é um local que se encontra naárea de recomendação vacinal, por ser endêmico à doença”, pontuou.

 

As ações de vigilânciaatuam de forma a evitar a transmissão por mosquitos, através do controle devetores nas cidades. Portanto, o macaco – principal hospedeiro e vítima dafebre amarela – funciona como uma espécie de vigilante, indicando se o vírusestá presente em um determinado local. Contudo, a vacina contra a doençaapresenta índices de  95% de eficácia esegurança, tornando-se a medida mais importante para prevenção e controle.

Assuntos Relacionados
#saúde
Confira Também
Palmas em alerta

Nova atualização do índice de infestação de mosquitos aponta 135 municípios em alerta para dengue

Sinsjusto

Saúde dos servidores do Judiciário preocupa Sindicato

Saúde

DPE-TO e MPE questionam cortes de recursos da saúde pública e pedem devolução de quase R$ 100 milhões

Indenização

DPE conquista na Justiça indenização para mãe de bebê que faleceu à espera cirurgia de cardiopatia

Multa

Decisão impõe multa ao secretário estadual da Saúde e o obriga a oferecer cirurgia a paciente idosa em estado grave