O GIRASSOL

Palmas/TO,

Estado
Naturatins

29/05/2022

Quelônios do Tocantins será reativado na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso

Projeto, que foi criado em 1995, será reativado no município de Lagoa da Confusão em parceria do Naturatins com a Aproest e produtores rurais

Thuanny Vieira/Governo do Tocantins


O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) se reuniu nesta quinta-feira, 26, com a Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) e produtores rurais, com o intuito de iniciar os preparativos para a reativação do Projeto Quelônios do Tocantins, na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, tendo como base o município de Lagoa da Confusão. O projeto, que tem como objetivo proteger os principais quelônios de água doce do país, que são a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e o tracajá (Podocnemis unifilis), tem previsão de início para o mês de agosto deste ano.


“A parceria entre o órgão ambiental, a Aproest e os produtores da região visa ampliar as ações de monitoramento, dentre outras demandas que serão executadas a partir da reativação do Projeto Quelônios”, explica o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues. 


Evandro Ramos, gestor ambiental e diretor do departamento ambiental da Aproest, destaca a importância do projeto para a preservação da flora e fauna da região. “O projeto é muito importante para a comunidade e para a Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e esse tipo de monitoramento feito pelo órgão ambiental só tem a acrescentar nesta região. Então, essa parceria entre o Naturatins, Aproest, Fazenda Dois Rios, Fazenda Frutac e demais produtores só demonstra interesse na preservação da flora e fauna da nossa região”, pontua o gestor. 


O projeto, que além de garantir o direito de vida das espécies, também promoverá ações de fiscalização, proteção das áreas de desovas, manejo dos ninhos, recolhimento e soltura dos filhotes, além de atividades de monitoramento e pesquisa. O projeto também possui em seu escopo ações de educação ambiental com estudantes, comunidades ribeirinhas, indígenas, e também, da comunidade local, para que haja uma participação ativa em defesa da espécie.


Assuntos Relacionados
#quelônios#naturatins#natureza#ambiente
Confira Também
Opinião

Quem deve não pode temer compromissos com o Planeta

MEIO AMBIENTE

Governo do Tocantins se prepara para a segunda etapa do projeto Olhos D'Água

MEIO AMBIENTE

Consultas Públicas são realizadas para a elaboração do Plano de Saneamento Básico em quatro municípios

Naturatins

Naturatins informa novo balanço parcial do licenciamento das praias no Tocantins

Naturatins

Naturatins realiza queima controlada com apoio da comunidade